DEPRESSÃO NO TRABALHO: SINTOMAS E O QUE FAZER?
O mundo anda corrido e isso é fato. Da mesma maneira que anda corrido, está havendo uma propensão maior ao desenvolvimento de certas doenças psicológicas.
Dentre essas doenças, a depressão, em especial, aquela que acomete as pessoas no trabalho.
O que não deixa de ser novidade, afinal num ambiente cada vez mais competitivo, seria bem lógico que lidar com questões como plano de carreira, tempo no trabalho, relações com colegas de profissão, pressão dos chefes e estresse de uma maneira geral, fosse algo bem complicado para boa parte das pessoas.
É só um desses fatores fugir ao controle que, rapidamente, podemos desenvolver um quadro depressivo.
O que se torna um suplício, visto que, na grande maioria das vezes, passamos a maior parte do dia no trabalho, e, por consequência, em um ambiente que está nos deixando doentes.
Principais sintomas
Algo necessariamente positivo nisso tudo é que os sintomas de que você está depressivo em relação ao seu trabalho são facilmente perceptíveis o que dá para tratar logo no início.
Em geral, os indícios incluem:
- Agressividade;
- Irritabilidade;
- Cansaço excessivo;
- Quebra brusca de produtividade;
- Crises de choro;
- Problemas com a memória;
- Alterações no apetite;
- Queda da libido;
- Dificuldade para dormir.
O que fazer em caso de depressão no trabalho? Veja essas dicas!
1 – Admita que tem depressão
Uma das primeiras atitudes a se tomar em relação esse quadro é admitir que tem um problema desse tipo.
É muito comum pessoas que têm depressão negarem até o fim que estão passando por um quadro desses.
Então, a primeira das atitudes a serem tomadas é admitir o fato e reconhecer que precisa de tratamento.
Outro ponto importante é decidir se você quer que os seus chefes e colegas de trabalhos saibam que você está com depressão.
Claro: se esse seu estado colocar em risco tanto a sua integridade pessoal, quanto a de terceiros, o ideal é comunicar aos seus superiores o quanto antes.
Porém, se o seu quadro depressivo não oferece riscos a terceiros, cabe a você decidir quem poderá saber ou não.
Em caso de estar se tratando com medicamento e sessões com um psicólogo, vale a pena perguntar a opinião dele a esse respeito, com base no perfil de quem trabalha com você.
2 – Converse com o seu empregador
Outra coisa fundamental nessas questões é você saber os seus direitos diante de um quadro depressivo no trabalho.
Dependendo da função exercida, o seu empregador, logo no início do seu tratamento, pode passar tarefas mais leves, para “desafogar” a sua mente de trabalhos que exijam muito, mentalmente falando.
Em alguns casos específicos, pode haver até a troca de função do funcionário a fim de minimizar os efeitos da depressão.
Afinal, mudar de ambiente pode ser um ótimo “remédio”.
3 – Se motive
E claro, um dos motivos da depressão no trabalho também pode ser a desmotivação em relação à sua carreira.
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Conclusão
Depressão é coisa séria. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 4,5% da população ao redor do mundo possui esse problema.
Portanto, caso sinta qualquer sintoma, fique atento, e em caso de precisar, não tema em procurar ajuda.
A depressão não é incurável; pode e deve ser combatida.
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